Steve Jobs para quem não sabe, ou se é que alguém não sabe, foi o criador da Apple, a empresa que revolucionou a computação pessoal tornando a experiência de todos os usuários muito mais rica, intuitiva e eficiente.

Ele nasceu em São Francisco, Estados unidos em 24 de fevereiro de 1955 e morreu no dia 5 de outubro de 2011.

Jobs era curioso, rebelde, inquieto, e para defender seus pontos de vista ou suas ideias, ele não media esforços.

Sua paixão na defesa de suas ideias, fazia muitos que trabalhavam com ele achá-lo grosseiro, intransigente e outros adjetivos negativos que quem é empreendedor apaixonado costuma receber de pessoas que não tem mindset empreendedor e dos haters de plantão.

Com seu estilo empreendedor agressivo, Jobs criou muitos inimigos…mas, até mesmo seus inimigos reconheciam que ele tinha uma genialidade rara.

Ele produziu muitas frases inspiradoras, impactantes e cheias de sabedoria.

Uma das que eu mais gosto é: SE VOCÊ SOUBESSE QUE HOJE SERIA O ÚLTIMO DIA DA SUA VIDA, VOCÊ IRIA QUERER FAZER O QUE ESTÁ PRESTES A FAZER HOJE?

Então, sem mais delongas, hen hen hen ou quas quas quas, aí vão as 10 coisas que Steve Jobs me ensinou e nem sabe.

1 – É a inovação que distingue líderes de seguidores.


Inovação não tem limites. O único limite para a inovação é a imaginação.
Então você tem que pensar fora da caixa, buscar um jeito diferente de fazer as coisas e de tornar os produtos e serviços mais eficientes.
Mude sempre que encontrar uma oportunidade de melhoria e não ligue se isso vai enlouquecer as pessoas que trabalham com você. Mude tudo no seu trabalho, mude tudo no seu jeito de se relacionar com as pessoas, mude tudo que não te deixa plenamente feliz.
E para conseguir isso, enrolar não é uma opção, alisar egos também não é uma opção. Procure inovação sempre!

2 – Eleve seu padrão porque nada mais do que a excelência importa.

Não existe atalho para a excelência. Se quiser se destacar você precisa fazer da excelência uma prioridade. Você tem que usar cem por cento dos seus talentos, cem por cento das suas habilidades, cem por cento da sua força de vontade e cem por cento das suas competências.

Se isso não for suficiente, agregue conhecimento, talento e competências de outras pessoas. Não aceite o normal, o bom, mas lute sempre pelo algo mais, pelo pedrão que ultrapassa todos os padrões pela diferença que faz a diferença.

Recentemente tive o prazer de visitar BH e conhecer a cultura de uma empresa brasileira incrível liderada pelo JP o Mateus e um bando de malucos apaixonados pela excelência.

Quando eu visitei o Hotmart com um colega de projeto, eu sentia na atmosfera uma energia diferente.

O Hotmart tem uma cultura de excelência impregnada nas atitudes, nas falas e nos resultados que eles entregam para o mercado em que atuam. Qualquer funcionário de lá que escuta alguém dizer GG, já entende que ou é tudo ou nada, ou fazemos o melhor que pudermos ou não vai está pronto…amei isso!
Era assim que Jobs pensava: entregar algo excelente não é questão de escolha, era a única opção em sua cabeça.
Faça mais que o combinado, entregue mais que o esperado e surpreenda-se com o que a vida lhe dará de volta!

3 – Só há uma maneira de entregar um trabalho excelente: Ser loucamente apaixonado pelo que você faz!

São 5 palavras diferentes que juntas formam a frase que pode mudar tudo em sua vida: FAÇA O QUE VOCÊ AMA!
Ter um senso de propósito na vida que dê significado, direção e satisfação é o que deveria mover cada ser humano que desembarca neste planetinha chamado terra!
Ter um senso de direção e fazer tudo com amor além de contribuir para uma saúde melhor, uma vida mais longa, também te ajuda a ter a resiliência necessária para enfrentar os momentos difíceis que são naturais na vida.
O que você precisa fazer agora é analisar sua vida e pensar: Toda segunda você acorda vibrando e cheio de vontade de enfrentar sua semana de trabalho?

Se sua resposta for não, talvez você esteja no trabalho errado. Se for empreendedor isso vai lhe impedir de crescer e se for empregado, você está fazendo você e seu empregador perder tempo e dinheiro. Simples assim…

4 – Deixe um legado


Você não planta e nem mesmo, na maioria das vezes prepara os alimentos que você come. O mundo é assim. Nós vestimos roupas que os outros fazer, falamos um idioma que outros criaram, usamos matemática, tomamos remédios, andamos em carros, voamos em aviões tudo desenvolvido por alguém que um dia ousou.
O mundo se beneficia de muitas coisas desenvolvidas por pessoas que em algum momento foram taxados de loucos.
Mas, fazer algo que irá perdurar e ser útil para as pessoas quando não estivermos mais aqui, deve ser um sentimento maravilhoso.

É colocar algo útil no depósito do universo, que alguém vai usar, se beneficiar, transformar e melhorar.

É fazer a diferença neste mundo, contribuindo para um bem maior e não ficar olhando para o próprio umbigo.

Agir assim é que dá sentido à vida. Seja algo pequeno ou algo grandioso. Todas nossas ações ressoam de alguma maneira no universo para o bem ou para o mal. Tenha sempre isso em mente.

5 – Mente de iniciante, e atitudes de mestre

Ter uma mente de iniciante é procurar perceber as coisas como elas são e não como gostaríamos que fosse.
Ter uma mente de iniciante é olhar para a os projetos, para as ideias e para as situações da vida sem preconceitos, sem julgamento, sem expectativas e deixar fluir.

Ter mente de iniciante e ter, as vezes, o olhar de uma criança que é curiosa com tudo e não tem medo de experimentar nada. Melhore 1% todo dia e você estará se dando de presente a oportunidade de aproveitar a jornada e evoluir até a maestria.

6 – Mantenha seu cérebro trabalhando, e ele ficará cada dia melhor


Vários estudos já confirmaram que a Televisão é um passatempo muito pernicioso, porque ela desliga seu cérebro, enquanto manter-se em ação e produzindo deixa seu cérebro ligado.
Hoje na internet tem muito lixo em vídeo também. Então temos que fazer boas escolhas sobre como estamos alimentando o nosso subconsciente. Tente manter uma conversa inteligente com alguém que passa todo seu tempo livre na TV, no Facebook ou no videogame e você perceberá que é quase impossível.

7 – As vezes perder significa ganhar

Steve foi demitido da empresa que ele criou, viveu seu inferno astral mas nunca confundiu o “cometer um erro” com o “ser um erro”.
Me apresente uma pessoa bem sucedida que nunca passou por dificuldades, nunca errou ou nunca teve sua cota de derrotas. Se a pessoa se acha nota 10 em tudo, talvez precise se dar um zero em humildade.
Agora é muito comum as pessoas após cometerem graves erros, darem a volta por cima, usar o aprendizado do erro e se tornar um vencedor. Steve Jobs foi um exemplo de persistência e superação.
Erros devem ser encarados como sinal de alerta, para se preparar melhor, estudar mais, planejar mais, executar com mais atenção e nunca como uma derrota definitiva.
Afinal, quem passou pela vida e não sofreu, não foi homem e nem mulher. Quem passou pela vida e não sofreu, foi apenas um feto, que passou pela vida e não viveu.

8 – Tire um tempo para pensar

Jobs mencionou que trocaria todo seu conhecimento sobre tecnologia por uma tarde com Sócrates e outras grandes mentes do passado.
Refletir sobre grandes mentes, ler grandes pensadores, ter contato com suas histórias e com o rico conhecimento que eles deixaram pode trazer mais beleza, e leveza para nossas vidas.

9 – Se não for para deixar uma marca no universo, por que estar aqui?


Pensar sobre as coisas em vez de colocar a mão na massa ou falar sobre coisas e pessoas ao invés de agir proativamente está destruindo o potencial criador das pessoas.
Há muita coisa para ser criada neste mundo, e muito a ser realizado ao nosso redor… ë só você olhar a sua volta!
Todos nós nascemos com algum dom, e podemos usar este dom para impactar o mundo de forma positiva e ainda realizar nossos sonhos e suprir nossas necessidades, interesses e paixões.
Deixe sua marca positiva no mundo. Como disse certa vez Madre Teresa de Calcutá: Ninguém tem o direito de encontrar um ser humano sem deixá-lo um pouco melhor do que encontrou.

10 – Você vai morrer, então não gaste seu tempo vivendo a vida dos outros

Para terminar, nós não podemos cair na armadilha de pautar nossas vidas pelas opiniões de outras pessoas, por mais que as amemos. Não podemos deixar o barulho dos outros calar nossa voz interior.
No fundo, no fundo, cada um de nós sabe o que devemos fazer, mas, geralmente gastamos boa parte de nossa vida tentando agradar os outros para sermos aceitos pela família, pela sociedade, pelos amigos, pela religião, pelo clube, etc….isso está errado!

Temos que parar de viver para que outros realizem seus sonhos. Se a vida é sua você tem o direito de vivê-la da forma que você for melhor para você.
No começo é difícil, eu sei muito bem o que é isso.

Quando comecei a largar várias coisas que só consumiram meu tempo e energia para focar no que realmente acredito que pode fazer a diferença não só na minha vida mas também na das pessoas, não faltaram pessoas para me julgar.

Se isso acontecer, persista mesmo assim e logo você verá sua vida como um todo melhorar.

E para fechar tomo a liberdade de parafrasear o próprio jobs em Think Diffetent, de 1997.

“Esta é uma homenagem aos loucos. Aos que não se adaptam. Aos rebeldes. Aos desordeiros.
É uma homenagem às fichas redondas em buracos quadrados. Aos que enxergam as coisas de forma diferente. Aos que não gostam de regras e nÃo sentem qualquer respeito pelo “Status Quo”.
Este tipo de pessoas terão que ser notadas. Você pode discordar deles, ou apontá-los como os vilões. Mas você não conseguirá ignorá-los, porque queira você ou não, eles vão mudar as coisas.
São os malucos que fazem a humanidade avançar. Ainda que alguns os vêem como loucos, deveríamos vê-los como gênios, pois somente as pessoas suficientemente loucas para acharem que podem mudar o mundo, são as que realmente fazem a diferença e mudam as coisas de verdade.”

Se você gostou deste artigo, e quer receber outros da minha série 10 Coisas que Aprendi, deixe aqui o seu contato que eu vou lhe enviar gratuitamente todo o material.

Você também pode compartilhar este conteúdo com outros empreendedores usando nossos botões de redes sociais abaixo.